sábado, 30 de agosto de 2008

As Grandes Correntes Políticas e Culturais do Século XX - (Coord.: António Reis)


O LIVRO
Lições proferidas por ocasião do XI Curso de Verão do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa realizado em 2002, onde especialistas de vários domínios do saber procederam à elaboração de sínteses das características fundamentais das grandes correntes doutrinárias e ideológicas contemporâneas. António Costa Pinto, Mário Sottomayor Cardia, João Madeira, António Reis, Eduardo Prado Coelho, João Ferreira do Amaral, entre outros, reúnem neste volume as suas reflexões políticas e filosóficas sobre o que de mais marcante contribuiu para as mudanças operadas na opinião pública e na sociedade do séc. XX, a que a crise do sistema liberal (1900-1945), os confrontos ideológicos no mundo bipolar (1945-1989) e a globalização deram expressão.
O AUTOR
António Reis (Lisboa, 1948), professor universitário, político e maçon português que é professor auxiliar na Universidade Nova de Lisboa e ocupa o cargo de Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa desde Junho de 2005.
Dirigente do movimento estudantil, tornou-se militante activo da Oposição Democrática ao regime salazarista pelo que foi perseguido pelas suas actividades.
Foi co-fundador do Partido Socialista e redactor da Revista Seara Nova de 1969 a 1974, mais tarde foi Director-Adjunto da Revista de Reflexão e Crítica Finisterra.
Como oficial miliciano, participou na preparação e execução da operação militar que pôs termo à Ditadura em 25 de Abril de 1974, tendo integrado o destacamento da Escola Prática de Administração Militar que ocupou os estúdios da RTP, onde regressou em 1985 agora como Director-Adjunto de Programas Culturais cargo que exerceu durante dois anos.
Fez parte do II Governo Constitucional, 1978 como Secretário de Estado da Cultura, liderado por Mário Soares.
Antes disso foi membro do Conselho de Imprensa entre 1980 e 1982 e posteriormente á sua passagem pela RTP foi membro e da Alta Autoridade para a Comunicação Social entre 1990 e 1994.

Edições Colibri

Comprar Aqui

Sem comentários: