O LIVRO
Reunindo comunicações, discursos e artigos escritos ao longo dos anos, «
Incursões Literárias» propõe breves e conhecedores retratos de vinte e seis dos mais importantes nomes da nossa literatura. Percursos, livros, vida, civismos, personalidade, amigos. Algumas das mais marcantes figuras da nossa literatura pela escrita de quem nunca chegou a ser escritor. Mário Soares, opositor do Estado Novo, exilado, dois mandatos de Presidente da República. Um percurso entre a agilidade da palavra política que aqui converte num encontro com figuras como Miguel Torga, Aquilino, Miguéis, Natália Correia, Namora, Agostinho da Silva. Ao todo são vinte e seis autores.
O AUTOR
Tendo convivido, entre tertúlias e cafés, com a maior parte dos autores que revisita, Mário Soares completa com o seu olhar tudo o que já foi afirmado sobre estes autores. O génio trágico de Camilo Castelo Branco, a integridade de Manuel Alegre, a personalidade de Miguel Torga, a liberdade de Natália Correia, as aulas de Agostinho da Silva na juventude, o encontro com Saul Dias. Exemplos de encontro e fascínio por nomes e obras que ajudam a compreender o que somos e como pensamos.
O pai achava que ele devia ser escritor. A facilidade da palavra acabou contudo por ter outro rumo. Opositor do Estado Novo, deportado pelo regime em S. Tomé, exilado, regressa a Portugal depois do 25 de Abril. De Ministro dos Negócios Estrangeiros ascende a Primeiro-ministro, e de 1986 a 1991 exerce dois mandatos como Presidente da República Portuguesa. Emblemática figura, Mário Soares quase não precisa de apresentação. Mas com este livro apresenta-se de uma outra forma, revela uma outra faceta.
Para comprar ver
Aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário