O LIVRO
Este livro "é o clamor da voz de uma africana…que faz uma radiografia dos grandes problemas políticos, económicos e sociais de África", quem o diz é Joaquim Chissano um dos três colaboradores desta obra, que conta com prefácio de António de Almeida Santos e com "Uma Visão de África" de Onésimo Silveira. Dividido em sete capítulos este livro apresenta as linhas mestres que poderão permitir uma mudança em termos politico-sociais e institucionais na África Subsariana.
É uma obra interessante que brilha pela forma como está apresentada e que permite ao leitor um esclarecimento de quais os grandes desafios que esta região do mundo terá que enfrentar nos próximos anos. Desafios esses que só serão ultrapassados se existir, segundo a autora, uma visão estratégica que para ser concretizada passa, entre outros factores, pela satisfação dos objectivos-chave da NEPAD, no âmbito da União Africana (UA). Usando as palavras de Fátima Roque, ao longo deste livro "reflectiu-se não só sobre a África que sofre e que morre todos os dias um pouco, mas analisou-se especialmente a África que vive e luta, aquela que acredita num futuro diferente…"
A Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) surge como uma visão estratégica do continente, após o programa frustrado do Plano de Acção de Lagos (1980), proposto pela Organização da Unidade Africana (OUA).
A AUTORA
Fátima Roque nasceu em Luanda em 28 de Fevereiro de 1951. Licenciada em Economia pela Universidade de Luanda. Tem um mestrado e um doutoramento em Economia Internacional pela Universidade de Witwatersrand. Vive em Lisboa e é professora na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.
Dispõe de um vasto número de artigos publicados, nomeadamente no que se refere ao seu trabalho académico, e ainda de estudos de natureza política relacionados com esta componente da sua actividade.
Elaborou alguns estudos nas áreas de Economia Internacional. Economia do Desenvolvimento e Econometria, tendo participado em Seminários e Congressos em vários países.
É autora de várias obras, como:
Economia de Angola (1991).
Democracia Económica em Angola (1991)
E outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário